Com certeza jogar tênis para quem ama é uma das melhores sensações do
mundo, e estar bem fisicamente para realizar tudo o que você deseja fazer com a bola é o que todo tenista busca, o seu melhor jogo.
Em qualquer nível técnico, seja amador ou competitivo, se sentir preparado e desfrutar dos treinos e dos jogos, chegar em todas as bolas, realizar as jogadas com vigor, ter fôlego e boa recuperação entre os pontos, conseguir pôr em pratica a sua estratégia e aguentar aquela partida que você estava quase desistindo e se superou, trazem uma satisfação indescritível de realização e de prazer.
Nesse artigo vamos abordar a importância do treinamento cardiorrespiratório, que tem o objetivo de criar uma base de resistência geral e que vai te ajudar muito nos jogos, nos treinos e no seu bem estar geral.
São muitos os benefícios de se treinar o sistema cardiorrespiratório. Ele é responsável por proporcionar ao seu praticante adaptações cardiovasculares e respiratórias, que resultam em maior resistência e uma melhor tolerância a fadiga e ao cansaço. Além disso, o treino cardiorrespiratório;
– Aumenta a quantidade de hemoglobina no sangue, que permite levar mais oxigênio para todo o corpo;
– Aumenta a quantidade de mitocôndrias dentro das células, melhorando a absorção do oxigênio para ser transformado em energia;
– Aumenta a resistência física geral e localizada;
– Previne doenças do coração e no sistema circulatório; e.
– Ajuda manter a forma e perder peso.
Nós somos dependentes do oxigênio para viver, somos seres aeróbicos e no esporte aquele que conseguir usá-lo de uma forma mais eficaz, tendo mais e melhor capacidade de absorver o ar atmosférico e leva-lo para as células para transformar esse oxigênio em energia, terá melhores resultados nos esportes que necessitam ter essa capacidade bem desenvolvida, e o tênis é um desses esportes.
É importante que o jogador de tênis, seja amador, amador competitivo ou veterano, entenda a importância de saber qual o valor do seu consumo máximo de oxigênio, de forma a desenvolver um programa especifico e definir aquele treino que trará benefícios dentro dos seus valores ideais de intensidades de esforço, podendo ser realizado através da corrida na esteira, corrida na pista ou bicicleta ergométrica.
Mas o que é esse tal de Vo2 máximo?
O Vo2 máximo é a capacidade máxima que o indivíduo tem de absorver o ar atmosférico nos alvéolos pulmonares, fazer hematose, transportar o oxigênio no sangue e consumir nas mitocôndrias por unidade tempo. Ele pode ser estimado por uma série de testes e fórmulas, diretas e indiretas, podendo ser realizado na esteira, na pista de corrida ou em uma bicicleta ergométrica e esses protocolos de avaliação tem validade cientifica e podem ser aplicados por um educador físico experiente, que saiba aplicar o teste e interpretar os resultados.
Com o resultado e seguindo os protocolos científicos o professor tem mais segurança para prescrever os treinos, usando como uma grande opção a velocidade associada ao consumo máximo de oxigênio , a vVo2 maxima, ou seja, determinar qual a correta velocidade que eu devo correr ou pedalar para melhorar o consumo máximo de oxigênio e ter mais resistência para jogar tênis.
Sem saber qual o valor especifico da intensidade que você tem que trabalhar fica difícil avaliar os resultados dos esforços despendidos, como por exemplo: corro a 12km/h? Isso é muito intenso para mim? Ou muito leve? Em que velocidade devo correr? Qual o tempo de atividade? Devo ter treinos com intensidades de velocidades continuas ou intervaladas?
O tradicional método HIIT(High-IntensityInterval) muito estudado e aplicado, envolve sessões repetidas de alta intensidade, acompanhados com tempos de recuperação variados, que podem ser realizados por jovens, adultos e veteranos e onde o educador físico, tendo em mãos os seus valores, pode direciona-los para o melhor e mais indicado treinamento que atendam suas necessidades dentro das limitações de cada um.
Por segurança, é importante ressaltar que se você nunca fez o teste e possui algum fator de risco – hipertensão, diabetes, está a cima do peso, é fumante – a presença de um cardiologista se faz fundamental na aplicação do teste, onde ele, através de um eletrocardiograma, vai analisar o comportamento do coração em esforço e o controle da pressão arterial, o que tornará o teste mais seguro, podendo o médico aplicar também um protocolo mais indicado para você.
É importantíssimo realizar avaliações periódicas para o controle da manutenção dessa capacidade física tão importante na vida da gente.
O QUE NÃO PODE SER MEDIDO, NÃO PODE SER CONTROLADO
Se necessário, para se obter um valor mais exato do resultado, ele poderá ser medido através do Teste Cardiopulmonar do Exercício (TCPE) também conhecido como Ergoespirometria. Esse exame realizado em laboratório pelo Cardiologista ou Médico do Esporte, acopla os dados obtidos no tradicional Teste Ergométrico, a análise dos gases expirados durante o exercício.
Um detalhe importante é que após o teste, o médico deve instruir o seu educador físico a interpretar o resultado e o utiliza-lo para a melhora da sua condição aeróbica, através do controle das intensidades dos exercícios, seja na esteira, na pista de corrida ou na bicicleta.
Qual o valor normal do VO2?
Considerando um indivíduo em repouso, sentado em uma cadeira por exemplo, O VO2, o consumo de oxigênio desse indivíduo em repouso, poderia ser estimado em aproximadamente 3,5 ml/(kg.min) o que é também chamado de 1 MET- medida metabólica.
O MET ou equivalente metabólico é uma unidade que representa o consumo de oxigênio no repouso, ou seja, 1 MET = 3,5 ml/(kg.min). No entanto, esse valor pode variar muito entre as pessoas devido a idade, sexo, hábitos, hereditariedade e condicionamento cardiovascular.
Espera-se de um homem saudável alcance no esforço um VO2 máximo em torno de 35 a 40 ml/(kg.min), ou seja, 10 vezes o VO2 de “repouso“ (ou 10 METS).
Segundo as avaliações coletadas pela ITF descrito no livro, Fuerza y condicion física para tênis, no teste de Vo2 máximo para jogadores profissionaismasculinos abaixo dos 20 anos foi de 64.0 ml.kg.min e mulheres 54.0 ml.kg.min, resultados esses, de alta capacidade aeróbica. O Importante é você saber qual é a sua capacidade aeróbia, seu consumo máximo de oxigênio, para poder traçar metas no treinamento, melhorando a saúde e o seu jogo, porque essa capacidade é o pilar da sua condição física.
Se você é aquele jogador que no primeiro set está com a energia lá
em cima, mas nos sets seguintes, a energia abaixa,começa a errar e sentir cansado, cometendo erros que não cometia no começo da partida, fique atento a sua capacidade aeróbica, melhore essa capacidade que você possui e desfrute dos benefícios.
O tênis é um esporte com demandas energéticas mistas, ele requer uma boa condição anaeróbica , (gestos e movimentos de curta duração e alta intensidade sem a presença do oxigênio) como também uma boa condição aeróbica que além de dar suporte as ações anaeróbicas, faz você resistir melhor aos pontos longos, desenvolvendo uma melhor recuperação de um ponto ao outro, de um jogo ao outro, ou seja, fazendo com que você resistamais, aguente mais os jogos longos, sem perder tanto a intensidade dos movimentos, melhorando a tolerância a fadiga, principalmente se o jogo estiver longo e duro.
Bons treinos, forte abraço.
Eduardo Faria