O tênis é um esporte fascinante, um jogo desafiador e entre os benefícios para saúde destaca-se o desenvolvimento do senso de direção, da coordenação motora, do equilíbrio, da força muscular e da capacidade cardiorrespiratória do jogador.
Apesar de todos benefícios, é fácil se machucar jogando tênis – bem menos que nas peladas de futebol nos fins de semana, mas ainda assim, é bem mais comum do que se imagina. As pessoas precisam adquirir uma cultura esportiva de se cuidar para compensar os desgastes causados pela prática do jogo de tênis, e não entrar na quadra, jogar e ir embora. Precisam criar o hábito de fazer uma prática paralela extra quadra, consistente, dosada, contínua, para se manterem longe do fantasma das lesões.
Há lesões bem conhecidas dos iniciantes como a epicondilite, popularmente conhecida como covelo de tenista. É uma lesão de sobrecarga e resulta da solicitação excessiva dos músculos que estendem o punho ou dobram-o para trás. Essa região é a que mais recebe impacto quando a bola entra em contato com a raquete. O fortalecimento adequado desse e de outros músculos ao redor do punho associado a boa aprendizagem na técnica de execução dos movimentos, afastará de vez esse desconforto. As regiões do ombro, lombar, joelhos, coxas, tornozelos e os pés, são muito suscetíveis a lesões por excesso de repetições exigidas na prática do tênis e requerem a aplicação de exercícios dirigidos de prevenção extra quadra.
Siga algumas ações para ajudar a prevenir lesões e melhorar o seu jogo:
– Faça aquecimentos antes dos treinos e jogos, dez minutos antes da quadra pode ser decisivo para não se machucar. Corra levemente 3 voltas para cada lado da quadra, utilize elásticos e alongamentos dinâmicos. Inicie o bate bola inicial aumentando a intensidade devagar, progressivamente.
– Realize um trabalho de recuperação pós treinos e jogos, assim que terminar a atividade. Corra 3 voltas lentamente para cada lado da quadra e faça alongamentos para toda a musculatura trabalhada.
– Condicionar o corpo com exercícios de fortalecimento, alongamento, mantendo o equilíbrio muscular é a chave para você jogar um tênis prazeroso, sem dores.
Outros aspectos que contribuem para o surgimento de lesões em tenistas amadores é o treinamento técnico inadequado. Aprender a realizar o gesto esportivo corretamente, com boa técnica de execução minimiza e muito a probabilidade de se lesionar, e para isso é importante um professor capacitado que ensine como bater corretamente na bola, que oriente qual a melhor raquete para o seu nível de jogo, qual a melhor tensão de encordoamento da raquete, qual o melhor calçado, etc.
– No trabalho extra-quadra procure um educador físico preparado, que possa montar um programa de condicionamento físico dirigido às suas necessidades.
– Durma de 7 a 9 horas diárias. Hidrate o corpo corretamente, procure um nutricionista para adequar a sua dieta e orienta-lo sobre o que ingerir antes, durante e depois dos esforços. Isso não é só privilégio dos profissionais, essa conduta é necessária e está ao alcance de todos os esportistas, amadores e competitivos.
– Respeite o seu corpo, evite os excessos. O tenista amador quando é pego pelo ¨vírus do tênis¨, tem uma tendência ao fanatismo, ao exagero e começa a se machucar com frequência por exigir demais do corpo. É preciso aprender a dosar a atividade, procure ouvir seu corpo e saiba que a pausa ou o descanso faz parte do treinamento. O organismo precisa de um tempo adequado para reequilibrar o metabolismo e a toda a estrutura musculo-articular após o esforço. Se você volta à quadra antes que esse processo de recuperação esteja completo, ou quase completo, as chances de se lesionar aumenta, pois o organismo não estará completamente recuperado.
– Desenvolva um bom condicionamento cardiovascular, isso melhorara o funcionamento do coração e a oxigenação dos tecidos, resultando numa melhora da resistência geral e a recuperação pós esforço se tornará mais eficiente.
– Jogue tênis em dias alternados. Fique um a dois dias na semana sem fazer nada. Recupere o corpo, faça (se possível) uma massagem regenerativa, como shiatsu, esportiva, relaxante (a cada 15 dias) e aproveite para realiza-la no dia do seu descanso semanal.
A melhor maneira de prevenir lesões é se manter em forma, ou seja, se preparar para jogar o seu tão desejado Tênis!!! Bons treinos!